O
Bixiga, Geraldo Filme e Pato N´Água
I. O Bixiga, um território negro:
O Bixiga sempre foi mais do que um bairro. É
um território negro pulsando no centro de uma cidade que, por muito tempo,
tentou fingir que ele não existia. Ali, onde as fachadas italianas tentavam
contar uma história única, havia outra história correndo por baixo. Uma
história feita de batuque, de resistência, de passos firmes no asfalto, de
vozes que não se deixavam calar. O Bixiga é o lugar onde o povo negro de São
Paulo inventou maneiras de existir quando a cidade insistia em empurrá-lo para
fora do mapa.
É território, é chão onde lavadeiras
cantavam enquanto trabalhavam. Chão onde crianças negras corriam entre becos
estreitos, aprendendo cedo que a rua também pode ser casa. Chão onde o surdo
marcava o tempo da vida, não o tempo do relógio.
É memória onde cada esquina guarda um nome
que não está nos livros. Cada roda guarda uma história que não coube nos
arquivos. Cada canto guarda uma dor que virou canto e uma alegria que virou
festa.
É invenção pois ali, o samba paulista
encontrou sua cadência própria — mais pesada, mais profunda, mais ancestral.
Ali, o bumbo conversou com o asfalto. Ali, o canto das rodas virou fundamento
das escolas. Ali, a Vai-Vai nasceu como quem abre um quilombo no meio da
cidade.
O Bixiga firma-se como território negro
pela impossibilidade de dissociá-lo da vida que o ergueu: das mãos que
cozinharam e lavaram aos pés que riscaram o chão. Nesse espaço, o samba não é
só música: é memória, denúncia e futuro. O Bixiga é território negro porque,
apesar de tudo, continua pulsando, cantando, lembrando, resistindo. E, evocar o
Bixiga exige, inevitavelmente, evocar a Vai-Vai, Pato N’Água e Geraldo Filme.
Geraldo Filme, nascido em São Paulo, batizado e registrado em São João da Boa Vista, filho de Augusta Geralda, lavadeira e cozinheira, que transformava trabalho em canto, e de Sebastião, homem de Ouro Preto que trazia no corpo a memória dos antigos. Geraldo cresceu entre marmitas, becos e rodas improvisadas. Foi o menino dos Campos Elíseos, o “Negrinho da Marmita”, que atravessava a cidade levando comida de sua mãe e voltava trazendo histórias. Histórias que, mais tarde, virariam samba.
| Geraldo Filme, imagem da internet |
Geraldo aprendeu cedo que São Paulo tinha
duas cidades: a que se mostrava nos cartões‑postais e a que pulsava nos territórios negros: Bixiga, Barra Funda e Glória. Ele foi escolhido e escolheu a
segunda. E fez dela sua matéria‑prima.
Nas rodas da Barra Funda, especialmente no Largo da Banana, ele quando menino observava os mais velhos com a atenção de quem sabe que ali havia um segredo. E, naquela época, Pato N’Água já era uma autoridade, o tipo de sambista que “puxava” a roda, marcava o bumbo, dava o tom e ditava o ritmo.
| Foliões na Barra Funda, onde foi fundado primeiro cordão em 1914 |
E ali, entre o bumbo pesado, o canto
ancestral, o ritmo que não obedecia ao relógio, obedecia ao corpo, Geraldo
entendeu que o samba paulista não era imitação de nada: era raiz própria, era
chão, era memória viva. E, foi essa memória que ele decidiu guardar, junto com
os cantos dos escravos que aprendeu com a avó.
| Cordão Carnavalesco da Barra Funda, 1914 |
Compositor, cantor e militante negro, compôs seu primeiro samba aos 10 anos, “Eu Vou Mostrar”, defendendo a identidade do samba de São Paulo contra o preconceito de que só o Rio “sabia sambar”.
Geraldo Filme transformou o cotidiano negro
de São Paulo em narrativa. Transformou dor em denúncia, alegria em celebração,
silêncio em documento.
| Geraldo Filme, imagem da internet |
Cada samba dele é uma porta aberta para um
mundo que quase ninguém registrou. O batuque de Pirapora. O cordão da Glória. O
racismo nos desfiles. A força das lavadeiras. A dignidade dos trabalhadores. A
beleza das rodas de rua. A violência que atravessava a vida negra. A
resistência que reagia a tudo.
Ele não escrevia para agradar: escrevia
para lembrar. E lembrar, para ele, era um ato político. Geraldo Filme era isso:
um homem que recolhia o que estava caindo da história e devolvia ao mundo em
forma de música.
Geraldo sempre colocou a experiência negra
no centro de sua obra: denunciou o racismo nas festas religiosas, nos cordões e
no cotidiano paulistano. Preservou tradições que estavam sendo apagadas pela
modernização da cidade. Influenciou gerações de sambistas paulistas e, hoje,
sua obra é reconhecida como patrimônio cultural e referência obrigatória para
entender o samba de São Paulo.
| Grupo Carnavalesco da Barra Funda, 1914, Acervo IEB/USP |
Geraldo Filme é a prova viva de que o samba paulista não nasceu no palco, nem no estúdio, nem no carnaval oficial. Nasceu na rua, na memória, na necessidade de existir. Ele é considerado um dos maiores articuladores da cultura negra paulistana: resgatou tradições afro-brasileiras como o samba de bumbo e o batuque de Pirapora.
Sua voz não era só canto: era testemunho.
Sua melodia não era só beleza: era documento. Seu samba não era só arte: era
território. E por isso ele permanece nos becos do Bixiga, nos batuques de
Pirapora, na cadência da Vai-Vai, na voz de quem canta sua obra, na história
que ele escreveu com coragem, poesia e verdade.
A Vai-Vai não foi só uma escola de samba pra
ele: foi casa, trincheira e missão. Sua relação com a Vai-Vai é uma das
histórias mais bonitas do samba paulista, cheia de afeto, conflito, política e
construção coletiva. Foi diretor, conselheiro, compositor e guardião da memória
da escola. Ele entrou na Vai-Vai ainda jovem, quando a escola era mais cordão
do que escola e se tornou uma das vozes que organizaram, politizaram e
fortaleceram a agremiação. Atuou como Diretor de Harmonia, Conselheiro,
compositor de sambas-enredo e sambas de quadra, articulador cultural dentro e
fora da escola
A Vai-Vai era, para ele, a continuidade da tradição negra da Barra Funda e do Bixiga, territórios que carregavam a memória dos antigos cordões, dos batuques e das festas populares que São Paulo insistia em apagar. Ele sempre enxergou a escola como um quilombo urbano. Defendia que o samba paulistano tinha raízes próprias e que a Vai-Vai era uma das guardiãs dessa identidade.
Ele também foi uma das vozes mais firmes
contra o racismo estrutural que atravessava o carnaval paulistano. Há relatos
de que ele brigava pelo respeito às tradições negras, pelo espaço para
compositores da comunidade e pela autonomia da escola frente ao poder público.
Dizia que a Vai‑Vai era “a escola que me adotou” e ajudou a transformar o que era um cordão de bairro em uma potência cultural. A Vai-Vai retribuiu: até hoje, seu nome é reverenciado como um dos pilares da história da escola.
O ponto alto dessa relação foi o
samba-enredo “Solano Trindade, Moleque do Recife” (Vai-Vai, 1976),
composto dentro da sua concepção de que o samba-enredo deveria ser uma forma de
contar histórias negras dentro do carnaval. A escola foi vice-campeã naquele
ano, e o samba virou referência por: exaltar Solano Trindade, poeta e militante
negro, trazer uma narrativa profundamente política e carregar a marca do samba
paulistano: cadência firme, letra densa, ancestralidade. Este samba sintetiza o
que Geraldo pensava: arte como memória, denúncia e celebração.
Participou, também, da transformação do
Cordão Paulistano da Glória em escola de samba, seguindo a tradição iniciada
por sua mãe, Augusta, uma das fundadoras daquele cordão.
Plínio Marcos dizia que Geraldo Filme era “um
historiador das coisas de São Paulo”, porque suas músicas funcionam como
documentos da vida negra, das festas populares e das contradições da cidade.
Geraldo Filme acreditava que o samba era o lugar onde o povo negro guarda
aquilo que a cidade tentava apagar.
Foi presidente da UESP (União das Escolas
de Samba Paulistanas) entre 1977 e 1979, ajudando a estruturar o carnaval de
São Paulo.
Geraldo Filme não passou pela história. Ele
a costurou. E deixou um mapa inteiro da memória negra de São Paulo desenhado na
forma de samba.
Sua discografia é pequena, mas extremamente
influente:
ü
Álbum
Geraldo Filme (1980): seu único disco solo, considerado obra-prima do samba
paulista;
ü
O
Canto dos Escravos (1982) — gravação histórica ao lado de Clementina de Jesus e
Tia Doca, reunindo cantos de trabalho e tradições afro-brasileiras.
Sambas emblemáticos:
ü
1. Batuque
de Pirapora: O retrato mais completo da vida dele: infância, racismo, tradição,
festa, dor e orgulho. É quase uma autobiografia cantada e um documento
histórico do samba paulista;
ü
2. O
Morro Não Tem Vez: Samba de crítica social, direto e sem rodeios. Mostra sua
veia política e habilidade de transformar cotidiano em denúncia;
ü
3. Rei
Café: Um samba delicioso, cheio de
imagens fortes, que mistura memória afetiva e crítica ao trabalho precarizado.
A cadência é puro samba paulistano;
ü
4.
Último Sambista: Uma reflexão sobre o apagamento das tradições negras e o risco
de perder a memória do samba. É melancólico, mas firme. Quase um manifesto;
ü
5.
Tebas: Homenagem a Joaquim Pinto de Oliveira, arquiteto negro do século XVIII.
Resgata a palavra “tebas” como sinônimo de “o bom”, “o forte”,
“o que sabe”. É um samba que devolve dignidade histórica ao trabalho
negro;
ü
6.
Silêncio no Bixiga: Retrato da comunidade, da Vai‑Vai e da vida no bairro. É quase um filme cantado, dá pra ver o Bixiga na letra;
ü
7.
Tradição: Um manifesto sobre a importância de manter vivas as raízes do samba.
Ele canta como quem protege um tesouro;
ü
8. O
Canto dos Escravos (com Clementina de Jesus e Tia Doca): Não é samba, é
ancestralidade pura. Cantos de trabalho, de terreiro, de resistência. Ouvir
este CD é entrar em contato com a base da música negra brasileira;
ü
9. Vai-Vai
(samba de quadra): Para fechar, um samba que celebra a escola que foi sua casa
e trincheira. É o Geraldo afetivo, comunitário, orgulhoso.
Geraldo Filme e Pato N’Água, dois nomes
importantes para entender o samba paulistano. Os dois eram, ao mesmo tempo,
parceiros, contemporâneos e contrapontos dentro da história do samba de São
Paulo. Eles representam duas vertentes complementares da mesma tradição.
Pato N’Água, nome artístico de Walter Gomes
de Oliveira, foi um lendário mestre de bateria e apitador do Cordão Vai-Vai,
além de capoeirista e figura histórica do bairro do Bixiga, um dos grandes
sambistas da Barra Funda, do samba de bumbo e das rodas tradicionais do Largo
da Banana e da torcida do Corinthians. Ele era mais velho que Geraldo Filme e,
de certa forma, foi um dos “mestres” da geração que veio depois.
Pato N’Água conhecido por sua imponência, cerca
de 2 metros de altura, pela forte atuação nas rodas de capoeira e pela
liderança na cultura popular, foi um sambista cuja história vive, hoje, mais na
memória oral do que em registros oficiais. Ele não deixou gravações comerciais,
sambas de autoria formal ou registros de estúdio. O que existe sobre ele
sobreviveu na oralidade, nas menções das rodas que participava e na homenagem
de Geraldo Filme em “Silêncio no Bixiga”.
E seu apelido, Pato N´Água, era tão forte
que praticamente apagou seu nome de batismo. Com base na memória oral, relatos
de sambistas da velha guarda e o que aparece nas poucas fontes que registram a
vida dele, é que o apelido veio do jeito como ele se movia e se comportava no
samba: Ele “nadava” no ritmo! Os mais velhos diziam que Pato N’Água tinha uma
habilidade quase sobrenatural de: entrar no samba no tempo certo, marcar o
ritmo com o corpo, deslizar entre os músicos e comandar a roda e os cordões com
naturalidade.
Ele era figura de rua e apelidos de rua
nascem assim: do jeito de andar, jeito de falar, jeito de sambar, de alguma
história marcante. Naquela época a expressão “Esse aí é pato na água”
era usada pra quem faz algo com facilidade absoluta. No samba, isso significava
que ele era natural, fluido, intuitivo, dono da cadência.
| Pato N´Água, imagem da internet |
O que Pato N’Água “cantava”, não era
repertório, era tradição. Ele era o apitador de bateria da Vai-Vai, um sambista
de rua, representante do samba de bumbo e do samba de cordão. Ele puxava o
samba.
O que se sabe sobre o que ele cantava é
baseado na tradição oral e na história do samba paulista. Mas, dá pra afirmar
com segurança que o repertório dele eram os sambas de roda, os sambas de bumbo,
os cantos tradicionais da Barra Funda e do Bixiga, os refrões antigos
transmitidos oralmente e os toques de bumbo com as marcações de cadência. Essas
músicas não têm autoria identificada, foram incorporadas a tradição negra
paulistana, refrões tradicionais como: “Ô da casa!”, “Samba de São
Paulo é assim!”, cantos de chamada e resposta, sambas de rua usados para
marcar entrada de cordões, cantos usados para guiar a bateria da Vai-Vai. Ele
puxava marcações de bumbo, cantos de comando, refrões coletivos e improvisos de
roda. Mas não há títulos, porque esse repertório não era registrado, era
vivido.
| Pato N´Água, lider da torcida do Corinthians |
Não há registros porque Pato N’Água pertence a uma geração de sambistas que antecedeu a indústria fonográfica, a gravação de rodas, a documentação acadêmica, a profissionalização das escolas. Ele é do tempo em que o samba paulista era oral, comunitário, efêmero. A música existia na roda e na rua, não no disco.
Ele foi mestre do apito e diretor de
bateria da Vai-Vai. tinha um domínio tão grande da marcação que parecia “navegar”
dentro da bateria. Sambistas antigos contavam que “O Pato não entrava na
bateria. Ele mergulhava nela.” Algumas lembranças são ouro puro, pois nos
são contadas pelos mais velhos, sambistas que viveram o Bixiga quando o samba
era rua, era comunidade. Nada disso está em livro, nada disso está em gravação.
É memória viva, passada de roda em roda.
Na Vai-Vai, o pessoal antigo dizia que
quando Pato N’Água soprava o apito, a rua mudava de estado. Não era só um
comando musical, era um chamado. Um ritmista da velha guarda contava que “quando
o Pato dava o primeiro apito, até quem não era da escola parava. Era como se o
Bixiga respirasse diferente.” Ele tinha um jeito de marcar o tempo com o
apito que não era técnico, era instintivo, quase animal e a bateria obedecia ao
corpo dele, não ao apito.
Um dos relatos mais bonitos é de um
surdista antigo: “A gente não seguia o apito. A gente seguia o corpo dele.
Ele sambava o ritmo antes de tocar.” Pato N’Água tinha um jeito de inclinar
o corpo que indicava se a bateria ia abrir, se ia fechar, se ia acelerar, se ia
segurar, se ia entrar no refrão. E a bateria inteira lia sua linguagem corporal
e obedecia. Ele não “pedia” respeito — ele era o respeito!
Um sambista da velha guarda dizia: “Ninguém
falava alto perto do Pato quando ele estava com o apito, porque ele era o samba.”
Ele não era autoritário, mas era como se a roda girasse em torno dele. E,
apesar da postura firme, Pato era carinhoso com quem estava aprendendo. Um
tamborim da época contava: “Ele chegava perto, botava a mão no meu ombro e
dizia: ‘Escuta primeiro. Depois toca. E isso vale pra vida.” Ele ensinava
ouvindo, não falando.
Contam que Pato tinha um humor seco,
direto, típico da velha guarda e lembram: “Se alguém errava o tempo, ele
falava: ‘Tá com pressa? Vai pegar ônibus.” E a roda caía na risada. Ele
corrigia com graça, sem humilhar”.
Pato N´Água e Geraldo Filme, os dois eram
guardiões do samba de bumbo, da tradição negra paulista que vinha dos batuques
do interior e das festas de Pirapora do Bom Jesus. Ambos lutaram para preservar
essa forma de samba quando ela estava sendo engolida pelo modelo carioca que
dominava o carnaval.
Eles compartilhavam a defesa da tradição, a
crítica ao apagamento da cultura negra, a memória das rodas da Barra Funda, o
entendimento de que o samba paulista tinha identidade própria.
Geraldo Filme cresceu frequentando as rodas
onde Pato N’Água já era figura respeitada. Pato era uma referência viva para
ele, alguém que já carregava histórias, cantos, modos de tocar e de viver o
samba. É comum ouvir sambistas dizendo que Geraldo Filme “aprendeu muito”
observando Pato N’Água. Mas, como acontece entre grandes mestres, havia também
diferenças de temperamento e visão entre os dois.
IV. As Divergências e o Legado:
Pato N’Água era conhecido por ser direto,
crítico, muito rígido com a tradição, muito desconfiado das mudanças no
carnaval. Geraldo Filme, embora igualmente tradicionalista, tinha uma atuação
mais institucional, especialmente depois que assumiu cargos na UESP e se
envolveu com escolas como a Vai-Vai.
Isso criava um contraste: Pato N’Água, o
guardião radical da tradição, mais ligado às rodas e ao samba de bumbo. Geraldo
Filme, o articulador que transitava entre tradição e carnaval, tentando
preservar a raiz dentro da estrutura oficial. Mas, esse contraste nunca
diminuiu o respeito mútuo.
Os dois eram, cada um à sua maneira,
narradores da cidade: Pato N’Água cantava a Barra Funda, o Largo da Banana, os
batuques antigos. Geraldo Filme ampliava isso para a história da população
negra, das escolas, das festas, das contradições da cidade. Eles formam uma
espécie de dupla histórica, mesmo sem serem parceiros formais de composição.
| |
| Pessoas dançando samba rural paulista em Bom Jesus de Pirapora, 1937 |
A relação entre eles era de mestres da mesma tradição, companheiros de luta cultural, referência e respeito mútuo, duas faces do samba de raiz paulistano. Há relatos de que ele dizia que Pato era “um dos últimos da velha guarda verdadeira”. Isso mostra o tamanho da admiração. Quando Pato N’Água foi assassinado pela polícia, Geraldo não fez discurso. Fez samba. E com um verso: “O apito de Pato N’Água emudeceu”, ele transformou o luto do Bixiga em memória eterna.
Geraldo Filme e Pato N’Água nasceram da
mesma raiz mas, floresceram de jeitos diferentes. São como dois lados da mesma
moeda: um mais cronista e compositor, outro mais batuqueiro e guardião da
cadência ancestral. Essa parceria é importante para entender como o samba
paulista se dividiu entre tradição e carnaval. Geraldo Filme e Pato N’Água
tinham visões quase opostas sobre o carnaval de São Paulo e isso moldou o jeito
que cada um atuou na cultura.
Interessante observar as diferenças musicais entre eles:
1. 1. O papel de cada um no samba:
Geraldo
Filme: compositor,
letrista, cronista. A música dele era narrativa, cheia de imagens, personagens,
crítica social, memória. Ele pensava o samba como documento histórico.
Pato
N’Água: batuqueiro,
ritmista, mestre de roda. A música dele era cadência, corpo, chão, repetição
ritual. Ele pensava o samba como tradição viva, mais próxima do toque do que da
palavra.
2. Estrutura musical e forma
de cantar:
ü
Geraldo
Filme: Melodias mais
longas, com variações, letras extensas, quase “contos cantados”, voz firme, mas
com intenção narrativa. Harmonia mais próxima do samba-enredo e do samba de
quadra. Uso frequente de modulações leves e frases melódicas que acompanham a
história. Ele cantava como quem contava.
ü
Pato
N’Água: Melodias curtas,
repetitivas, circulares. letras enxutas, às vezes quase refrões expandidos, voz
mais “de roda”, com aquela projeção típica de quem canta para guiar o grupo,
harmonia simples, centrada no ritmo, forte presença do bumbo, do repique e da cadência
do samba rural, ele cantava como quem puxava.
3. Ritmo e percussão:
ü
Geraldo
Filme: Ritmo mais
“urbano”, com influência das escolas de samba. Uso de surdo, tamborim, caixa, o
kit mais próximo do carnaval. Cadência marcada, mas não tão “pesada” quanto o
samba de bumbo. Ele incorpora o bumbo, mas o organiza dentro de uma estética
mais “de palco”.
ü
Pato
N’Água: Ritmo rural,
ancestral, centrado no bumbo. A marcação é mais “arrastada”, profunda, com
acentos que lembram batuque de terreiro, o bumbo é protagonista, não
coadjuvante. A percussão cria uma sensação de transe, não de desfile.
4. Temática e intenção:
ü
Geraldo
Filme: memória da cidade,
crítica social, racismo, tradições, personagens históricos, ele transforma a
experiência negra em poesia e denúncia, cada samba é quase um capítulo da
história de São Paulo.
ü
Pato
N’Água: a tradição em si:
a roda, o bairro, o batuque, o encontro. Menos discurso, mais vivência, ele
preserva o gesto musical, — o jeito de tocar, de cantar, de marcar o tempo.
5. Relação com o carnaval:
ü
Geraldo
Filme: participou da
institucionalização do carnaval; ajudou a organizar regras, desfiles,
categorias; defendia que as escolas precisavam de autonomia e respeito e
acreditava que, entrando na estrutura, daria para proteger a tradição por
dentro; compositor de samba-enredo; dialogava com escolas, com a UESP da qual
foi presidente (1977/1979), com a estrutura oficial. Para ele, o carnaval era
uma arena de disputa: por memória, por espaço da população negra, por
reconhecimento do samba paulista. Ele enxergava o carnaval como uma ferramenta
de afirmação cultural. Ele via o samba-enredo como uma forma de contar
histórias negras e acreditava que o carnaval podia e devia carregar o samba de
bumbo, o batuque, a memória da Barra Funda e do Bixiga. Geraldo Filme acreditava no carnaval como
palco de resistência.
ü
Pato
N’Água: mais ligado aos cordões e às rodas da Barra
Funda; desconfiado da “modernização” do carnaval; defensor radical da tradição
pré-escolas. Para ele, o carnaval moderno, com escolas grandes, carros
alegóricos, jurados, regulamentos, era um afastamento da raiz. Ele via o
processo de “escolarização” como: burocrático, comercial, distante da roda,
distante do bumbo, distante da vivência comunitária. Era um homem dos cordões
da Barra Funda, não das escolas. Acreditava que o verdadeiro samba estava no
Largo da Banana, no bumbo, na roda, na festa espontânea, no encontro do bairro.
O carnaval oficial, pra ele, era quase uma “domesticação” da cultura negra.
Teve pouco envolvimento com samba-enredo pois preferia o samba de bumbo, o
samba de terreiro, o samba de roda, formas que não dependiam de desfile, jurado
ou regulamento. Criticava a padronização do ritmo, a influência carioca sobre o
samba paulista, a perda da cadência ancestral, a transformação das escolas em
instituições grandes demais. Pato N’Água via o carnaval como risco de
apagamento da raiz.
Eles não eram adversários: eram duas
consciências da mesma cultura. Geraldo lutava por dentro do carnaval. Pato
N´Água lutava por fora, preservando o que o carnaval não conseguia carregar. E
o samba paulista só é o que é porque teve os dois.
Há relatos de uma discussão famosa numa
roda com Pato N’Água criticando o ritmo acelerado das escolas: “Samba de
bumbo não corre. Quem corre é escola.” Geraldo Filme respondendo com calma:
“Se a gente não entrar, eles tomam conta. A raiz some.”. Não era briga,
era choque de visão. E esse choque acompanhou os dois por décadas.
Pato N’Água teria dito algo que se propagou
entre os sambistas: “Samba-enredo é bonito, mas não é samba de verdade.
Samba de verdade é o que o bumbo manda.” Geraldo nunca rebateu com
agressividade. Ele respondia: “Cada samba tem seu lugar. O bumbo é raiz, o
enredo é caminho.” Esse diálogo aponta para a diferença fundamental entre
eles: Pato defendia o gesto; Geraldo defendia a narrativa.
Conta a lenda do samba que em uma das
festas de Pirapora do Bom Jesus, onde o samba de bumbo é tradição ancestral,
houve um momento simbólico: Pato N’Água estava puxando o samba quando Geraldo
Filme chegou e ficou na roda quieto. Pato olhou pra ele e disse: “Vem,
Geraldo. Aqui você é dos nossos.” Isso é de uma grandeza enorme. Na
tradição do bumbo, ser chamado para roda pelo mestre é reconhecimento máximo.
Geraldo sempre contou esse episódio como um dos momentos mais importantes da
vida dele e comentava que o samba lhe dava habeas corpus (HC) para andar pelos
territórios “adversários”.
E, a divergência entre eles não impediu que
a morte de Pato N’Água, em 1969[1],
abalasse profundamente a Geraldo Filme que declarou em entrevistas e rodas: “Morreu
um dos últimos que sabia o que era o samba antes do carnaval”. Quando a
notícia chegou no Bixiga ao anoitecer, o bairro ficou em silêncio.
Literalmente. Nenhuma roda abriu. Nenhum surdo tocou. Nenhum tamborim riscou o
ar. Foi o único dia em que o território negro da Vai-Vai ficou sem samba.
Geraldo Filme transformou esse luto em música, cantando: “O apito de Pato
N’Água emudeceu…” E o bairro inteiro
entendeu o peso desta frase.
Resultou desta perda, algum tempo depois,
um samba belíssimo, quase um documento, feito em homenagem a Pato N´Água: “Silêncio
no Bixiga”, que expressa a relação profunda que existia entre eles e virou
um marco na memória da Vai-Vai e da comunidade negra do Bixiga. Geraldo Filme
eternizou a história de Pato N´Água no samba.
Hoje, quando os mais velhos falam deles,
falam como quem fala de ancestrais: Pato, o corpo que guiava a bateria.
Geraldo, a voz que guiava a memória. Pato, a raiz. Geraldo, o tronco. Pato, o
gesto. Geraldo, a palavra. E juntos, mesmo sem parceria formal, construíram o
que o samba paulista tem de mais profundo: a certeza de que tradição não é
passado: é presença! E, no território negro da Vai-Vai, onde o samba é chão, é
rua, é história, é resistência, os dois permanecem como colunas invisíveis.
Quem pisa ali sente, quem escuta ali sabe, quem vive ali entende. Alguns
sambistas não passam pela história. Eles a atravessam. Geraldo Filme e Pato N’Água atravessaram a
história do samba brasileiro.
E assim, no território negro do Bixiga,
onde o bumbo conversava com o asfalto, Geraldo Filme e Pato N’Água seguem vivos:
não como passado, mas como histórias que constroem o samba de hoje.
Carmen Evangelho
Ilha da Magia 16/09/2026
Indicações para quem tiver interesse:
ANDRADE,
Mário de.: O samba rural paulista. Revista do Arquivo Municipal, 1937. Primeiro estudo clássico sobre o samba de
bumbo.
Bernardes Neto, Pedro: Samba de Bumbo: música caipira paulista... além da viola, 2013. TCC apresentado na UNESP
BRITTO, Iêda Marques: Samba na cidade de São Paulo (1900–1930): um exercício de resistência cultural. USP, 1986.
DIAS,
Luciana Henrique. A resistência das cores: o samba como espaço de sociabilidade
e identidade negra em São Paulo. Dissertação (Mestrado em História) –
Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2012.
FRUGIUELE,
M. S.: Bumbos em batuques: estudo do vocabulário do samba de bumbo. USP, 2015.
EDIÇÕES SESC: Música popular em São Paulo: do sertão à metrópole, SESC/SP, 2012
IKEDA, Alberto Tsuyoshi. Música na cidade em tempo de transformação: São Paulo, 1900-1930 - Dissertação de Mestrado, ECA/USP,1989
MANZATTI, Marcelo Simon: Samba Paulista, do centro cafeeiro à periferia do centro: estudo sobre o samba de bumbo. PUC-SP, 2005. Sobre samba de bumbo.
MARCELINO,
Marcio Michalczuk. Uma leitura do samba rural ao samba urbano na cidade de São
Paulo. USP, 2007.
SIMSON, Olga R. M. von. Carnaval em Branco e
Negro: carnaval popular paulistano (1914–1988). Ed. Unicamp/Edusp, 2007.
https://orcid.org/0000-0002-2408-4611
FILOMENO,
Cinthia. Samba: Uma Cultura Popular Brasileira. São Paulo: Editora Tipoverso,
2019. (A autora e pesquisadora analisa a relevância de Pato N’Água como mestre
de bateria e o impacto do seu falecimento no território do Bixiga).
KACULA,
Tadeu. Geraldo Filme e o samba paulista. Série de áudio-documentários /
Podcasts – Rádio Batuta (Instituto Moreira Salles - IMS). (O sambista e
pesquisador Tadeu Kaçula resgata episódios orais e a discografia de Geraldo
Filme, abordando também figuras como Pato N’Água e Zeca da Casa Verde).
MARCOS, Plínio. Figuras do Samba. São Paulo: Ática, 1998. Apresenta depoimentos e crônicas do dramaturgo Plínio Marcos sobre Geraldo Filme e a boemia e o samba dos morros e cortiços paulistano
[1] O corpo de Pato N’Água apareceu boiando num
rio em Suzano. Sua morte trágica, nunca foi muito bem explicada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário