Tio Hélio e o Morro da Serrinha
A Serrinha não começa no asfalto de
Madureira. Começa antes, no sopro quente da tarde, no cheiro de terra molhada,
no tambor que ecoa mesmo quando ninguém está tocando. É um morro que parece
guardar dentro dele um segredo antigo.
Ali, o samba não é composto, parece brotar.
Brota das vielas estreitas, dos quintais com roupa no varal, das rodas
improvisadas onde cada palma é uma oração. Brota das vozes que se encontram sem
combinar, como se o morro inteiro respirasse no mesmo compasso.
A Serrinha é território musical porque tudo
nela vibra. O chão vibra. As casas vibram. As pessoas vibram. E quem pisa ali
sente que o corpo muda de ritmo — como se o morro tivesse seu próprio batimento
cardíaco.
A geografia da Serrinha é feita de cadência, não se desenha com linhas,
mas com sons. O surdo é o chão. A caixa é a rua. O tamborim é o vento que passa
rápido. O repique de mão é o chamado “vem pra roda”, mesmo quando a roda
ainda nem começou.
Cada viela tem sua própria afinação. Cada
casa tem seu próprio eco. Cada família guarda um ritmo que atravessa gerações. É
por isso que a Serrinha não produz sambistas. Ela forma sambistas — como quem
forma pedra, água, raiz.
A Serrinha não nasceu no mapa. Antes de ser
morro, foi ritmo. Antes de ser território, foi memória. E antes de ter nome, já
tinha música.
No alto de Madureira, onde o sol bate
diferente e a noite parece guardar segredos, a Serrinha se formou como um
quilombo sonoro. Ali, cada família tinha um instrumento; cada quintal, uma
roda; cada criança, um destino musical. O samba não era escolha, era herança.
| Tio Hélio |
Tio Hélio cresceu ouvindo o mundo antes de
entendê-lo. O surdo marcava o passo dos adultos. A caixa ensinava disciplina. O
tamborim mostrava que a vida também tem pressa. E o repique de mão dizia que,
mesmo na dificuldade, sempre há espaço para improviso.
Na Serrinha, ninguém aprende samba —
absorve. E Tio Hélio absorveu tudo.
Tio Hélio dos Santos (1903–2007)[2]
é uma das figuras mais emblemáticas da história do samba carioca e um dos
pilares afetivos e culturais do Império Serrano, Escola que ajudou a fundar no
morro da Serrinha, em Madureira. Sua trajetória atravessa mais de um século de
vida, acompanhando a transformação do samba urbano, a consolidação das escolas
de samba e o surgimento de alguns dos maiores nomes da música brasileira.
Nascido e criado na Serrinha, Tio Hélio
cresceu em um ambiente onde o samba era mais do que expressão artística — era
identidade, comunidade e resistência. Ele conviveu com mestres como Nelson
Cavaquinho, Cartola e Noel Rosa, testemunhando de perto a formação do samba
moderno. Era também parte de uma família profundamente ligada à música: irmão
de Mestre Fuleiro, referência da percussão, e primo de Dona Ivone Lara, a
primeira mulher a assinar um samba-enredo no Rio de Janeiro.
| Tio Helio, Tia Maria e Molequinho |
Quando a comunidade da Serrinha decidiu que
precisava de uma Escola que refletisse a sua identidade — Tio Hélio estava lá.
Era 1947, e o Império Serrano surgiu como quem ergue um templo. Não um templo
de luxo, mas de pertencimento. Um grupo de sambistas e trabalhadores da estiva
rompeu com o Prazer da Serrinha para criar uma Escola mais democrática e nasceu
o Império Serrano — Tio Hélio estava lá. A nova agremiação carregava valores
que ele representava com naturalidade: independência, coletividade e respeito à
tradição. O Império se tornaria o “Reizinho de Madureira”, guardião do
samba de raiz e uma das Escolas mais queridas do Rio.
O Império nasceu com a cadência da
Serrinha, com a teimosia dos seus compositores, com a dignidade dos seus
trabalhadores. E Tio Hélio, fundador, era um dos guardiões dessa nova casa. Ele
não era apenas parte da Escola. Era parte da razão dela existir. Ele ajudou a
erguer uma Escola que nasceu para ser um território afetivo, casa de memória,
altar de ancestralidade. O Império é fruto dos que, como Tio Hélio, acreditam
que o samba é, sobretudo, trabalho coletivo.
Como compositor, Tio Hélio deixou obras que
atravessaram gerações. Sambas como “Prazer da Serrinha”, “Cantei pra
distrair”, “Eu não quero mais”, “Minha fama ninguém tira” e “Colete
curto” foram gravados por grupos e artistas fundamentais, que ajudaram a
levar sua obra para públicos cada vez maiores. Suas composições têm a marca da
Serrinha: cadência firme, humor sutil, lirismo cotidiano e uma profunda
consciência da vida do sambista.
Os sambas de Tio Hélio não são feitos de
metáforas grandiosas. São feitos de vida. Ele escreveu como quem fala sentado
na porta de casa, vendo o movimento da rua, ouvindo o riso das crianças,
percebendo o silêncio dos mais velhos; lembrando que há lugares que guardam
histórias e a Serrinha guarda vozes, assim como cada canto do morro carrega um
eco antigo: de Mestre Fuleiro, seu irmão, que ensinou que ritmo é
responsabilidade; de Dona Ivone Lara, sua prima, que mostrou que melodia também
é coragem; e de tantos outros que fizeram do samba uma forma de existir.
Tio Hélio é parte dessa constelação. Um dos
astros que iluminam o céu musical da Serrinha. Sua poesia é simples — mas nunca
pequena. É a simplicidade que só quem viveu muito consegue alcançar. Nas suas
quadras, a Serrinha aparece como cenário e personagem. Em seus refrões, o morro
desce para a avenida. Em suas melodias, o cotidiano vira rito.
Tio Hélio caminhou pelo século XX como quem
atravessa um quintal conhecido: sem pressa, sem medo, sem perder o compasso.
Era desses sambistas que para serem ouvidos bastava estar, bastava cantar, bastava
lembrar.
Na Serrinha, onde o samba nasce discreto,
teimoso, inevitável, Tio Hélio foi raiz e sombra. Ele não compunha sobre a
Serrinha. Ele compunha a partir da Serrinha. Seus sambas são mapas afetivos do
morro: quadras que parecem vielas, refrões que parecem ladeiras, melodias que
descem como quem desce o morro ao entardecer. Ele transformava o cotidiano em
cadência. O humor em melodia. A dor em ritmo. A vida em samba.
E ao fazer isso, ele não apenas representava a Serrinha — ele continuava a Serrinha. Porque a Serrinha não é só território. É continuidade. É tradição que se move. É memória que canta. Um território onde o samba não é evento, mas ambiente. Onde o tempo passa no compasso do surdo. Onde cada geração nasce sabendo que existe uma responsabilidade: manter o ritmo vivo.
As composições de Tio Hélio têm uma cadência que não se apressa. São sambas que caminham como conversa de fim de tarde, com humor fino, ironia leve e uma sabedoria que não se anuncia — se insinua.
“Prazer da Serrinha” é quase um
retrato falado da comunidade. Ele não descreve a Serrinha como cenário, mas
como sentimento. A música funciona como uma bandeira afetiva: quem é da
Serrinha se reconhece; quem não é, entende. Há ali a alegria de pertencer, mas
também a consciência de que o samba é trabalho, suor, disciplina.
Em sambas como “Cantei pra distrair”
e “Eu não quero mais”, aparece o traço mais íntimo de Tio Hélio: o
sambista que transforma pequenas dores em grandes melodias. Ele não dramatiza o
cotidiano — ele o lapida. A tristeza vira ritmo, o desabafo vira refrão, o
desencanto vira dança. É a velha alquimia do samba: sofrer sem perder a
elegância.
Já em “Minha fama ninguém tira”,
surge o humor orgulhoso, quase malandro, mas nunca arrogante. É o riso de quem
sabe que a vida tenta, mas não derruba. Tio Hélio usa a vaidade como ferramenta
poética: não para se exaltar, mas para afirmar que o sambista tem valor, tem
história, tem nome — e que ninguém apaga isso.
Em “Colete curto”, a poesia se
aproxima da crônica. Ele observa a vida com olhos de quem já viu muito, mas
ainda se surpreende. O cotidiano vira metáfora, o detalhe vira personagem. É o
samba que olha para o mundo com carinho, mesmo quando o mundo não retribui.
A marca de Tio Hélio é a simplicidade
profunda. Ele não usa palavras difíceis, não constrói imagens rebuscadas. Sua
poesia é feita de chão, de rua, de quintal. Mas dentro dessa simplicidade há
uma inteligência musical rara: ele sabe onde colocar o silêncio, onde deixar o
verso respirar, onde permitir que o ritmo fale sozinho.
Seus sambas têm: cadência firme, típica da
Serrinha; melodia generosa, que acolhe a voz de quem canta; humor discreto, que
nunca humilha; lirismo cotidiano, que transforma o comum em bonito; respeito
pela tradição, sem medo de ser moderno.
Os sambas de Tio Hélio seguem a arquitetura
secular da Serrinha, organizando-se predominantemente na estrutura A–B–A,
típica do samba de terreiro: quadras de métrica regular e refrões curtos e
marcantes. Essa construção funcional favorece a memorização, o canto coletivo e
a circulação oral, pois ele compunha para a roda, e não para o palco. A
repetição surgia como ferramenta rítmica para reforçar ideias, firmar a
cadência e abrir espaço para a percussão.
| Tia Eulália, na escadaria da Serrinha, 1992 |
| Tio Hélio e Nilton Campolino |
Seus sambas foram construídos para encaixar
perfeitamente na levada da Serrinha: surdo marcando firme, caixa com levada
reta, tamborim conversando, repique de mão dialogando com a melodia. Ele compunha
pensando no corpo da escola, não apenas na voz do intérprete.
Sem perder a originalidade, ele compartilha
a cadência de Mestre Fuleiro, o lirismo cotidiano de Dona Ivone Lara e a
crônica bem-humorada de Nilton Campolino. Mas sua marca é a simplicidade
profunda: versos curtos, melodia clara, emoção sem exagero. Tio Hélio é um
compositor que domina: métrica tradicional, melodia conversada, cadência firme e
o humor elegante do cotidiano.
Ele representa a escola da Serrinha: samba
que nasce do chão, da comunidade, da vida real — e que, por isso mesmo, nunca
envelhece.
Tio Hélio viveu 103 anos e suas obras continuam
sendo cantadas porque falam de coisas que não passam: amor, trabalho, orgulho,
comunidade, resistência. Ele é daqueles compositores que não escrevem para o
tempo — escrevem para as pessoas. E talvez seja isso que faz dele tão grande:
Tio Hélio não queria ser monumento. Queria ser memória. E conseguiu.
Tio
Hélio se tornou mais do que um compositor: virou memória viva. Era presença
constante em rodas, eventos e encontros da Velha Guarda, sempre disposto a
contar histórias, cantar trechos antigos e lembrar a importância de preservar o
samba como patrimônio cultural. Em 2004, já centenário, participou de
homenagens no Museu da República, celebrando sua contribuição para a cultura
brasileira.
Era um arquivo vivo. Um guardião de
histórias que não estão nos livros, mas nos becos, nas rodas, nas quadras, nos
terreiros, nos ensaios, nos carnavais. Ele atravessou gerações sem perder o
compasso. Viu o samba mudar, crescer, se transformar — mas nunca se afastar da
Serrinha. Porque a Serrinha não deixava. Ela o chamava de volta. Ela o
protegia. Exigia respeito.
Mais do que fundador, compositor ou
veterano, Tio Hélio é símbolo: o sambista que viveu o samba antes de ele ser
indústria, espetáculo ou patrimônio — quando era, acima de tudo, modo de viver.
Tio Hélio é lembrado como um homem simples,
generoso e profundamente ligado à comunidade. Sua vida se confunde com a
história do Império Serrano e com a própria identidade da Serrinha, de onde
nunca saiu. Ele representa a ponte entre o samba dos quintais e o samba das
grandes avenidas, entre a tradição oral e a memória institucional, entre o
passado que não se deve esquecer e o futuro que precisa ser cultivado. Tio
Hélio não deixou monumentos. Deixou sambas. E sambas são monumentos que
respiram.
Cada vez que alguém canta “Prazer da
Serrinha”, o morro se reconhece. Cada vez que um tamborim responde a uma
melodia dele, a história se renova. Cada vez que seu nome é lembrado, a
Serrinha se ergue mais um pouco.
Ele não foi apenas fundador, compositor,
veterano. Foi ponte entre o passado e o futuro do samba do Morro da Serrinha. Durante
quase um século Tio Hélio manteve o ritmo do samba vivo. E ao fazer isto, ele
se tornou parte da paisagem sonora do morro — tão essencial quanto o repique,
tão antigo quanto o tambor, tão presente quanto o vento que sobe e desce as
ladeiras e os degraus do Morro da Serrinha!
Tio Hélio foi o próprio som da
Serrinha caminhando pelo século XX e segue vivo onde o samba brotar sem pedir
licença!
Imagem gerada por IA, gentilmente criada e cedida por Paulo Eleotério
Carmen
Evangelho
Ilha da
Magia 26/09/2026
Para quem tiver interesse:
Livros e artigos:
Valença, Rachel; Valença, Suetônio. Serra,
Serrinha, Serrano: o império do samba. 1981/2017.
Carvalho, Priscila. Carnaval, a epopeia da
comunidade serrana. Revista Amarello.
Nogueira, Lucas. Dona Ivone Lara: A Primeira-Dama
do Samba.
Enciclopédia da Música Brasileira. Art Editora.
Trabalhos acadêmicos:
Lima, Tainá Rodrigues de. Carnaval nos anos de
chumbo: a vigilância sobre o Império Serrano e seus compositores (1969–1982).
UFRRJ, 2025.
Acervos digitais
Dicionário Cravo Albin da Música Popular
Brasileira – verbete “Hélio dos Santos (Tio Hélio)”.
Galeria do Samba – compositores do Império
Serrano.
Discografia:
Dona Ivone Lara:
CD: A Música Brasileira deste Século por seus
autores e intérpretes; Música: Tiê
Fabiana Cozza:
CD: Canto da Noite na Boca do Vento; Música: Tiê
Fundo de Quintal:
CD: Samba é no Fundo de Quintal - Vol. 2;
Música: Prazer da Serrinha
CD: Do Fundo do Nosso Quintal; Música: Eu Não
Quero Mais;
CD: Seja Sambista Também; Música: Cantei pra
distrair
Velha Guarda do Império Serrano:
CD: Um Show de Velha Guarda; Música: Cuidado Vovó
Quinteto Branco e Preto:
CD: Sentimento Popular; Música: 32 de Fevereiro à
Tardinha
Zeca Pagodinho:
CD: Água da Minha Sede; Música: Chico Palha
CD: Deixa Clarear; Música: Colete Curto
CD: Mania da Gente: Yaô Cadê a Samba?
CD: Pixote; Música: Minha Fama Ninguém Tira
CD: Samba Pras Moças Música: Que Bicho Que Deu
[1]
Helio dos Santos (Rio,1903-Rio
31/03/2007). No entanto, há divergências quanto a data de seu nascimento.
Ricardo do Cravo Albin informa que foi em 1903 e o compositor José Luis do
Império informa que foi em 1917.
Nenhum comentário:
Postar um comentário